14 jun

Recongelar os alimentos?

Você já comprou produtos congelados que estavam mofados ou esfarelados? é muito provável que o motivo seja a quebra na cadeia de frio*. esse fenômeno ocorre quando o armazenamento incorreto do produto nas ilhas do supermercado ou nos freezers domésticos resulta no seu descongelamento e posterior recongelamento. nesse post, vamos entender por que não devemos recongelar os alimentos (prontos ou não) e ver algumas dicas de conservação em freezers domésticos.
o esfarelamento ou bolor em produtos congelados ocorrem exclusivamente em duas situações: pela quebra na cadeia de frio ou se o produto estiver fora da validade. sempre confira a validade dos produtos ao fazer suas compras. proliferação de bactérias.
quando congelamos um alimento, as baixas temperaturas atuam como um conservante natural, inibindo a proliferação de microrganismos comuns a qualquer material orgânico. ao descongelar o alimento, ele atinge temperaturas entre 15°c e 50°c, o que é conhecido como zona de perigo. nessa fase, a proliferação dos microrganismos, até então interrompida pelas baixas temperaturas, volta a ocorrer. se recongelamos esse alimento, ao descongelá- lo pela segunda vez, estaremos reiniciando o mesmo processo, só que dessa vez com uma carga microbiana muito maior. é por esse motivo que o descongelamento correto deve acontecer dentro da geladeira, em um espaço de tempo maior, e não ao ar livre, em cima da pia. perda da qualidade. além disso, a expansão da água que se transforma em cristais de gelo no congelamento doméstico pode quebrar fibras e comprometer a estrutura de alguns alimentos. por exemplo, a carne irá romper as fibras e liberar o sangue. recongelando esses itens, estamos submetendo sua composição a um segundoprocesso de dilatação, o que prejudicaria ainda mais a sua qualidade. dica: vale explicar que o processo de congelamento industrial, chamado ultra congelamento, acontece de forma rápida o suficiente para que não se formem esses cristais de gelo e a estrutura dos alimentos seja mantida. no caso do pão de queijo que permanece fora da ilha de congelamento no supermercado e é recongelado posteriormente, a formação de cristais de gelo modifica seu sabor, odor e estrutura, podendo chegar ao esfarelamento, além de romper a estrutura do responsável pelo seu crescimento no forno. Veja abaixo algumas dicas de como congelar alimentos em sua casa:
  • ao congelar carnes, separe em pequenas porções e evite dobrá-las para não favorecer a formação de cristais de gelo. para porções de carne moída, recomenda-se fazer formas finas, apertando a carne como se fossem bifes.
  • muitos condimentos ficam mais acentuados quando congelados. prepare os alimentos com menos tempero nesse caso, para não prejudicar o sabor ao consumir.
  • ao preparar um prato para ser congelado, não deixe muito tempo no fogo, pois no momento do consumo ele será aquecido novamente.
  • embrulhe e vede bem os alimentos para não haver desidratação e retire o máximo de ar do pote ou pacote antes de levar ao freezer.
  • descongele os alimentos de um dia para o outro, sempre dentro da geladeira, para diminuir a carga microbiana do processo. isso é especialmente importante com carnes.
  • uma opção de descongelamento rápido é utilizando o microondas, mas não com a tecla “degelo”. proceda da seguinte forma: coloque na menor potência do seu aparelho, geralmente 10. embrulhe a peça de carne em plástico filme. uma peça de carne de aproximadamente meio quilo levará por volta de 40 minutos para ficar bem descongelada, porém sem cozinhar. neste processo não há o risco de aumento de carga microbiana.